segunda-feira, 5 de março de 2012

Escolhas

Um dos principais motivos pelos quais temos tanta dificuldade em escolher é porque não aprendemos desde a nossa infância a importância deste ato. A criança nunca quer abrir mão de nada, ela sempre acha que pode ter tudo pelo simples fato da sua educação ser assim. A criança emburra, chora e no final acaba sempre levando a vantagem de ter os dois ou mesmo não ter nada daquilo que poderia ter escolhido, sem dar algum passo em direção alguma. E é simplesmente por isso que muitas crianças preferem não crescer. Para elas é muito mais fácil responsabilizar seus pais, darem a eles o compromisso e obrigação de escolher por elas ou mesmo culpar o mundo pela sua infelicidade. E assim elas vão se tornando adultos indecisos, fracos e muitas vezes incapazes de tomar qualquer tipo de decisão.  

Na minha opinião, os pais muitas vezes estão fazendo as escolhas pelos seus filhos. Eles acham que aquilo é o bom e o certo para ele e não o dá a chance de se envolver com essa escolha.  Mas e....se for errado? Tudo bem, não existe escolha certa ou errada, o que existe mesmo é a consequência que, com certeza, nos fará aprender muito sobre o que realmente escolhemos...afinal de contas não importa para onde será essa direção, mas sim que aprenderemos muito nesta trajetória. Foi pra isso que viemos ao mundo, não é? Para aprender, crescer e evoluir. Não somente para obtermos um diploma de bem sucedido no final da vida, mas para vivermos inúmeras experiências e assim aprender com elas. Sabemos que algumas delas são doloridas e outras são mais fáceis de lidar, mas são com os erros que nos tornaremos pessoas mais sabias e conscientes.
E é por essas e outras que muitas pessoas desistem de escolher. Elas acabam esperando que algo de bom caia do céu e assim elas não tenham o compromisso de  lutar pelo melhor, para que o melhor aconteça. Seja para conseguir um novo emprego, ter ou não um filho, melhorar o casamento e assim vai vivendo infeliz esperando que algo de bom aconteça se recusando a pensar no assunto, simplesmente pelo fato de não querer escolher, lutar, enfrentar. Elas resolveram NÃO ESCOLHER.
A minha filha escolheu! Pela primeira vez na sua vida ela encarou um grande desafio. Ela chorou, passou dias acreditando que manter o mesmo seria a melhor escolha. Afinal, ela já conhecia e não seria um novo desafio. Após dias em silêncio, ela chegou para mim e disse: “MAMAE! Eu não quero mais fazer Ballet! Eu quero fazer a Ginástica Olímpica!”
Será um lindo e novo desafio que ela vai enfrentar! Ela fez a sua escolha e eu meu orgulho muito disso, afinal a decisao foi exclusivamente dela nesta difícil escolha. E isso a deixou ainda mais confiante e feliz. Por isso que acredito muito que minhas filhas serão capazes de enfrentar muitos desafios, pois estamos mostrando a elas que não podemos ter tudo que queremos afinal, escolher algo significa abdicar de outra ou até mesmo perder algo que gostamos muito também. Mas isso é crescer e elas estão sim, crescendo a todo vapor!

Hoje ela acordou muito animadinha. Vestiu sua roupinha sozinha e chegou na escola rumo a uma nova fase, uma nova experiência...e tudo o que eu desejo a você minha leoninazinha, é sucesso, muito, muito sucesso!
*A escola de Giulia tem diversas modalidades de esporte. E este ano a Ginástica Olímpica já pode ser praticada para as turminhas da alfabetização. Para escolher a ginástica ela teria que abrir mão do ballet. Foi difícil, mas ela conseguiu escolher. Parabéns filha! Sucesso no seu novo esporte!
Mamãe.             
 FAZENDO POSE. HOJE PELA MANHA COM SUA NOVA ROUPA DE GINASTICA!
 Linda!
  E linda!

2 comentários:

  1. Que Belo texto!Que linda Giulia!!
    Olá Dani,tenho curiosidade em saber se as meninas acompanham você nesse cantinho,dão idéias e opiniões sobre oque postar apesar de serem pequenininhas,se sabem da existência do bloguinho,se você ja o apresentou para elas rs...Se puder me responder ficarei muito grata! Entrar aqui sempre transmite um carinho e uma paz muito grande.Parabéns por esse maravilhoso cantinho.
    Fiquem com Deus...Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca! As meninas conhecem sim esse espaço! E elas amam....ainda nao tem muita noçao do que isso aqui significa realmente, principalmente para mim, uma especie de mae coruja, rsrsrs....

      Quando acesso o blog e elas veem que estou escrevendo, elas adoram escolher as fotos, ver os videos e algumas vezes eu ate ja li para Giulia. Mas como ela - e eu - somos muito sensiveis, resolvi deixar ela crescer e ler, pois foi um chororo so...rsrsrs

      Obrigada pela visita!

      Um beijos,

      Dani

      Excluir