segunda-feira, 18 de março de 2013

Meus primeiros 25K


É isso aí, meu grande sonho e desafio aconteceu ontem, 17-03-2013. Dia do aniversário de Aracaju...e para comemorar em grande estilo completei a minha primeira prova de 25km. É isso aí, mais que uma MEIA MARATONA....e pelo que dizem, a 3ª prova mais difícil do país. Quando decidi correr a São Cristóvao-Aracaju, eu sabia que não seria nada fácil, pois muitos diziam que os treinamentos é que seriam “sofridos”. E foram...cerca de 2 meses – apenas – para encarar uma corrida duas vezes a distância que estava habituada a fazer (10km).

Mas encarei, treinei e acreditei que poderia conseguir! A largada aconteceria às 16:00horas. Como a largada não seria em Aracaju e sim no município de São Cristóvão, às 14hs pegamos o ônibus da organização do clube de corrida, a zona Alvo Consultoria, e fomos em direção à concentração. E como aquele ônibus andou....meu DEUS! Eu só ficava pensando: “Não acredito que vou ter que correr isso tudo, acho que não estou batendo muito bem da cabeça”! Entre subidas e descidas- MUITAS- comecei a rezar e pedi a Deus que eu, pelo menos, conseguisse concluir a prova!

O clima estava ótimo....conspirando a nosso favor, RS! A largada não atrasou. As 16hs em ponto comecei o maior de todos os desafios. E foi exatamente quando começou a passar um filme pela minha cabeça, um aperto no peito, na garganta e uma imensa vontade de chorar...lembrava o sacrifício que foi chegar até ali...conti minha lágrimas, afinal chorar só depois de concluir a prova!

Eu não tinha muitas pretensões de tempo para completar os 25K. Inicialmente era só concluir. Ao longo dos treinos estipulei em terminar a prova no tempo máximo estabelecido pela organização: 3h30min. Os primeiros quilômetros passaram muito rápidos. A empolgação é tanta que é preciso se controlar para não correr o risco de acelerar mais que o esperado e não ter pernas quando mais precisar. Cruzei dezenas de pessoas que, como eu, estreavam na corrida. E a cada ultrapassagem, trocávamos experiências, estratégias para chegar bem até o final do percurso. Alguns eu deixei para trás, outros alcancei e lá pelo quilômetro 17  continuei no meu ritmo, sem forçar...estava correndo por volta de 7m30s/k. Como estava me sentindo bem confortável tentei manter assim até onde percebesse que teria que diminuir.

Fechei os primeiros 10k em 1h15m. E quando cheguei no Km 15 me lembrei da São Silvestre. Mais uma S. Silvestre concluída...rs O ritmo continuava bom. Estava me sentindo muito bem.  Fechei a "São Silvestre" em 1h55min. Claro que o clima  ajudava muito comigo! Se tivesse o calor que estava o dia anterior estava "literalmente frita"...rs

Como estava me sentindo bem confortável continuei naquele ritmo.
 "Estava me achando"...rss

Aí comecei a lembrar  das palavras dos amigos corredores durante a prova "você vai começar a sentir o cansaço por volta do km 18". Pois bem. No km  18 meu ritmo caiu bem por conta de uma subida boa!!! Não esmoreci...Continuei sem caminhar e sem olhar para o relógio... sabia que o ritmo tinha caído bem. Em compensação depois de uma subida, vem uma descida... e nessa hora todo santo ajuda. Mas sabia que uma hora o cansaço ia chegar. E chegou!!! E graças a adrenalina da prova, com tanta gente durante o percurso nos dando estímulo e não deixando a gente desistir, me impulsionava ainda mais. E a partir dali já imaginava cruzar a linha de chegada com minha família esperando e torcendo por mim...agora faltavam apenas 7 e foi quando bateu o cansaço incontrolável....coisa de cabeça, só pode....as pernas começaram a travar. Bateu um desespero e imaginava que não conseguiria terminar a prova correndo....foi quando olhei para o lado e um senhor de 69 anos – isso mesmo – com cara de esgotamento total olhou pra mim e disse: “Ei você será o meu anjo! E eu serei o seu! Você vai conseguir e eu também! Respirei fundo e pensava em todo sacrifício que já tinha feito. Não dava para travar ali. Fui acelerando aos poucos até conseguir voltar a correr no mesmo ritmo. As dores foram embora e voltei... não no mesmo ritmo do começo, mas já estava melhorando. Lá fui eu e “vovô”, como carinhosamente as pessoas o chamavam dando força durante o percurso. E de repente, só faltavam mais 4!!! Quando avistei a placa de 21 km...resgatei forças não sei de onde e tentei o melhor de mim....eu e vovô cruzamos juntos a linha de chegada em 3h20min. E eu só conseguia ouvir as vozinhas das minhas filhas gritando: Maamãe!!!! Que lindo, que emoção, sensação de superação...INEXPLICÁVEL...chorei feito uma criança boba e eu e o vovô nos abraçamos! Conseguimos juntos...eu no ápice dos meus 33 anos e vovô com seus 69...pouco tempo depois o corpo foi esfriando e as dores começaram a aparecer. Voltei para casa tão feliz como uma criança que acaba de ganhar seu presente de natal, rsrs....e junto comigo minhas filhas e meu esposo, meu companheiro que me deu a maior força, me ajudou nos treinos e acreditou em mim , ele que também correu e completou a prova em 2h46min, ele que superou também todas as dificuldades para conseguir participar desta prova após uma lesão no joelho, também merece ser parabenizado por mais esta conquista.

Hoje acordei muito melhor, digamos que 90%...e amanhã devo estar novinha em folha, pronta para voltar aos treinos, rsrsr...A emoção de correr a 3ª prova mais difícil do país é muito grande...são 25km que exigem muito esforço, dedicação, disciplina, renúncia. Sem isso é impossível. Acho que todo corredor que AMA CORRIDA deveria encarar um desafio como este!!!







3 comentários:

  1. Maravilha Daniele! Fiquei muito emocionado ao ler o seu relato. Fantástico! Veja só: eu passei uns dias sem visitar meu blog e somente hoje vi seu comentário. Tentei muito lhe encontrar no Face e não tive sucesso. Aí aconteceu o inusitado: você é amiga de Isabela, que é filha de uma amiga e colega minha. Pronto: agora nos encontramos e temos mais uma afinidade: você também é blogueira! Que bom! Jamais vou esquecer aqueles quilômetros que corremos juntos. Muito obrigado e que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Daniele,
    Vi a concentração e a luta que estava sendo travada entre sua mente e seu corpo e mesmo para quem havia chegado apenas ali por volta dos 21 km era tranquilo perceber que você sairia vitoriosa.
    Parabéns pelo relato, espero que a despeito de ter dito que voltaria a treinar já na terça-feira você tenha dado um pouco mais descanso e retornado aos treinos bem devagar.
    Abraços do neto do vovô Amâncio.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao Grande amigo ( vovô ) e a Daniele.
    Esse encontro de VCs no meio da corrida é maravilhoso.
    Eu sempre digo que não existe duas corridas iguais.
    As surpresas são tantas que temos que fazer um relato de todas.

    E Parabéns pelos 25 Km.

    Um grande abraço ao dois herois.
    Osmir Foltran de Piracicaba - SP
    http://correreblogar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir